Ficha Técnica:
Projeto: Projeto de Requalificação do Parque Natural do Pedroso
Local: Estrada do Pedroso s/n – Santo André – SP
Data: Apresentação do projeto – Dezembro de 2014 – FMU/SP
Medida do local: Aproximadamente 842 há
Descrição: O Parque Natural do Pedroso, foi instituído em 1998 como unidade de conservação e em 2000 unidade de conservação de proteção integral.
O parque possui aproximadamente 842 há (8,42 Km²), equivalente a um dos maiores Parques Municipais da Cidade de São Paulo, com 15 lagos e 37 nascentes (Abastecendo 4% da cidade de Santo André além de elementos históricos como a antiga olaria, marquise do teleférico, Parque Japonês etc.
Ele obteve grande importância nas décadas de 70, devido a sua preservação, além das suas intervenções como implantação de palco para shows, teleférico com 03 estações (projetado pelo Arquiteto Ruy Ohtake), pedalinhos, lanchonetes e outros diversos itens que o deixaram atraente e turístico.
Atualmente ele conta somente com 11 funcionários divididos em guardas, limpeza e administração, um trailer que serve como lanchonete (único ponto de alimentação do parque e entorno), sanitários, quadras esportivas deterioradas, falta de equipamentos além de falta de ambientes que acolham os visitantes.
O Projeto: O Projeto de requalificação do Parque do Pedroso tem como principal objetivo, recuperar, preservar e evidenciar os seus recursos naturais.
Todo o projeto incluindo os elementos arquitetônicos, sistemas de drenagem de águas pluviais, iluminação, mobiliários e áreas de adensamentos arbóreos, tem como função de propor conforto e segurança aos frequentadores e funcionários, além de proteger a fauna e vegetação já existentes.
Promovendo assim o uso sustentável dos recursos naturais, a recuperação e preservação da biodiversidade, da fauna e da flora, recursos hídricos e também o patrimônio histórico e cultural, consolidando opções de lazer, contemplação da natureza e proporcionando um número maior de visitantes minimizando assim a degradação do meio ambiente.
A diretriz fundamental de todo o projeto, é preconizar soluções inovadoras, criativas, lúdicas e sustentáveis, proporcionando ambientes para todas as idades e demonstrar que a técnica, ciência, e a arte possam trazer ganhos ambientais e contribuir com o equilíbrio e harmonia entre o ambiente proposto e o natural.
Programa / Elementos propostos
Todo o programa foi proposto conforme as legislações do último Plano de Manejo vigente.
Foi proposto 03 edificações com estrutura de madeira, propondo áreas de descanso, lazer e alimentação, reestruturação de edifícios e churrasqueiras existentes implantação de quadras de areia, estações de ginástica, prainha, arvorismo, pedalinhos, pet place, ciclovia, skate Park e viveiro de espécies nativas.
Link do vídeo – Youtube.: https://www.youtube.com/watch?v=YRqau7ddWxo&hd=1